RECEITAS

Atualizado em 02 de outubro de 2013 às 21:41


Veja nos arquivos anexados algumas receitas diversas, uma das especialidades e adiante algumas rápidas dicas sobre outro dos hobbys da Glaci sobre ORQUÍDEAS

Orquídeas
Dicas de cuidados e de multiplicação.
Orquídeas são plantas bem exóticas, delicadas e principalmente belas, elas florecem uma vez ao ano, seu habitat natural e nos troncos das árvores e algumas terrestres
Orquídeas são plantas bem exóticas, suas flores são delicadas e belas, a floração acontece uma vêz ao ano, seu habitat natural são os troncos e galhos de árvores, elas são originárias de várias partes do mundo.
Como cuidar...
Água...
Aguar uma a duas vezes por semana (água sem clóro) deixar toda água escorrer e nunca deixar água no prato.
Luminosidade...
Orquídeas gostam de local meia-sombra (sem sol direto mas com muito luminosidade) ideal é debaixo de uma árvore ou debaixo de uma tela de sombrite 30%.
Adubação...
Adubar a cada dois meses com mistura de 70% de torta de mamona com 30% de farinha de osso e também pode se usar o NPK 04-14-08 que ajuda na floração, usar somente em pequenas quantidades ( uma colher de chá para um vaso médio).
Troca de vaso...
É necessário trocar de vaso quando as raizes começarem a sair para fora do vaso.
Usar um vaso um pouco maior, sem exagerar pois caso coloque em um vaso muito grande a orquídea não conseguirá absorver toda água e irá prejudica-la; e na hora de replanta-la é necessário colocar uma camada de pedrisco no fundo do vaso para melhorar a drenagem da água e depois é só completar com fibra de xaxim.( nunca usar o pó de xaxim porque ele deixa muito encharcado).
Como multiplicar...
Existem várias formas de conseguir novas mudas:
Divisão de bulbos
É o método mais fácil, mas só indicada para plantas com vários bulbos( ou pseudobulbos), deve-se retirar pelo menos com três bulbos juntos e no vaso também deve deixar pelo menos três bulbos.
Através dos brotos superiores...
Algumas espécies como dendrobium soltam brotos na parte superior da planta, e só esperar nascerem as raizes e retira-los cortando com uma lámina afiada.
Através de estacas...
Escolher um bulbo sadio e que ainda não tenha soltado flores e cortar ele em pedaços com quatro centimetros e espetar em uma mistura de 50%de xaxim com 50%de musgo ou pode usar apenas areia lavada.