ACITRE

  • Publicado em: 01/01/2023 às 00:00   |   Imprimir

CONTRIBUIÇÕES DA IMIGRAÇÃO ITALIANA.

Na celebração dos 100 anos da SETREM, participamos do evento e divulgamos estas informações sobre as Contribuições da Imigração Italiana e ACITRE.

O alto crescimento da população e o acelerado processo de  industrialização afetaram diretamente as oportunidades de emprego naquele continente. Estima-se que, entre 1870 e 1970, em torno de 28 de italianos emigraram (metade da população da Itália), para diversos países da  Europa , América do Norte  e  América do Sul . No Brasil, protejam-se sobretudo em São Paulo e Rio Grande do Sul.

No Brasil existem em torno de 27 milhões de descendentes italianos.

Ao Rio Grande do Sul vieram entre 80 a 100 mil imigrantes italianos que em 2022 comemoram os 148 anos da herança italiana em nosso Estado.

O reflexo prático da imigração em nosso Estado foi o intenso crescimento do setor industrial, com o desenvolvimento de um forte polo metal-mecânico, concentrado em  Caxias do Sul , cidade que devido a uma localização privilegiada se colocou desde o século XIX italiano na dianteira da maioria dos avanços, tornando-se a vitrine reluzente que provava a sabedoria dos projetos do governo. Hoje a antiga região colonial italiana é densamente povoada e uma das mais ricas, dinâmicas e populosas do estado.

Os imigrantes italianos influenciaram toleraram na construção da história e do desenvolvimento na economia, na política, na sociedade, na arte e na cultura, fundaram jornais, teatros, cinemas, museus, esportes e recreativos, associações empresariais e beneficentes, educandários, muitos em funcionamento até hoje. Desde as primeiras  Festas da Uva, em Caxias do Sul, a cultura italiana se tornou matéria de discurso político e fonte de renda como turismo e entretenimento. Sua história, seus costumes e tradições foram incorporados ao imaginário coletivo e são objeto de estudo acadêmico intenso. Seus pratos típicos, como a polenta e o galeto assado, são apreciados por todos os rio-grandenses. Palavras e expressões se fixaram no forte e sua religiosidade deixaram um legado ainda visível nas centenárias de igrejas e capelas que escaparam da onda de modernidade, assim como são um legado único suas antigas cantinas, moinhos e casasrões, que embora reconhecidos como patrimônio, ainda estão ameaçadas e sofrem perdas recorrentes. A grande abundância de estudos críticos que o tema da imigração italiana no sul já produziu é uma prova da vitalidade e afinidade da contribuição dos viajantes na história e para a formação do Rio Grande do Sul moderno. Grande parte dos sobrenomes presentes no estado são italianos. A imigração tem sido um processo histórico continuado e ainda hoje chegam italianos ao estado, embora em pequenos números.

Em Três de Maio, os descendentes italianos, participaram na construção de importantes empreendimentos comunitários, entre os quais a Igreja Matriz Católica, Seminário Nossa Senhora de Fátima, Hospital São Vicente de Paulo, Instituto Estadual de Educação Cardeal Pacelli, Colégio Dom Hermeto, além de edificação de Igrejas, Escolas, Salões Comunitários em comunidades interioranas.

Para preservar costumes e cultura em nosso município a ASSOCIAÇÃO CULTURAL ITALIANA DE TRÊS DE MAIO E REGIÃO – ACITRE , fundada em 20/11/1998, entidade italiana civil, de direito privado, sem fins lucrativos, integrada por 131 famílias, tem como objetivos estatutários :

  • Promover o estudo e o cultivo da língua e da cultura italiana, cursos, conferências, eventos e atividades de caráter cívico, artístico-cultural, sócio-recreativo, que enfatizem o congraçamento da coletividade ítalo-brasileira;
  • Reviver tradições, cultivar costumes, perpetuar a história e valores ligados aos ancestrais de seus associados;
  • Estimular a coleção, guarda e/ou preservação de objetos, documentos, memórias, imagens, monumentos, estilos arquitetônicos típicos da cultura ítalo-brasileira;
  • Promova intercâmbios com instituições congêneres em todos os níveis, local , estadual, nacional e internacional.

Entre os principais convidados da ACITRE, destacamos:

  • FILÓ URBANO: evento beneficente, anual, de alegre congraçamento das famílias, que resgatou uma das tradições da cultura italiana. Em 16 edições, foram arrecadados dos participantes, mais de 20 mil quilos de alimentos e doados para APAE, Lar dos Idosos, Hospital São Vicente de Paulo, Lar Bom Pastor, Corpo de Bombeiros, ASDEVI, Pastorais.
  • ALMOÇO ITALIANO : um acontecimento muito esperado e concorrido, que oferece aos apreciadores de bons pratos, a oportunidade de saborear as delícias da culinária tradicional italiana. Os resultados são destinados a um fundo especial para investimentos e manutenção da Entidade.
  • PROJETO SEDE : a ACITRE está dedicado em edificar sua sede social desejada para viabilizar os objetivos estatutários e oferecer aos residentes e visitantes do município um ponto de visitação turística em um ambiente tipicamente caracterizado com traços italianos

A disposição informações da ACITRE, adiante:

1. Breefing-informações

2. Estatuto Social

3. Ficha de Associado

4. Relação de Associados

5. Proposta Associado


Anexos

Acesso Rápido